troca de compressor



A durabilidade do compressor pode variar muito de um de sistema para outro. O regime de trabalho, clima, histórico de manutenções e vários outros itens podem afetar esta durabilidade.

O fato é que muitos reparadores e proprietários de veículos imaginam que a troca de compressor é como trocar um pneu ou uma lâmpada de farol (não que estes procedimentos sejam simples, mas a troca de compressor é MUITO mais complexa).

Fatores como a falta de informações, falta de conhecimento, falta de opções de oficinas, credibilidade no mercado, falta de peças e falta de recursos financeiros também contribuem para que o cliente queira comprar o componente na Internet ou em um desmanche e levar a qualquer oficina para a troca desta peça.

Não podemos generalizar, pois há casos em que isso é feito e o sistema funciona normalmente, mas existe o risco de que esta tarefa seja feita e o resultado não seja satisfatório. É por isso que vamos comentar sobre este procedimento, para que tanto o cliente e o reparador saibam dos riscos que este procedimento pode ocasionar.

A durabilidade do compressor pode variar muito de um de sistema para outro. O regime de trabalho, clima, histórico de manutenções e vários outros itens podem afetar esta durabilidade.

O fato é que muitos reparadores e proprietários de veículos imaginam que a troca de compressor é como trocar um pneu ou uma lâmpada de farol (não que estes procedimentos sejam simples, mas a troca de compressor é MUITO mais complexa).

Fatores como a falta de informações, falta de conhecimento, falta de opções de oficinas, credibilidade no mercado, falta de peças e falta de recursos financeiros também contribuem para que o cliente queira comprar o componente na Internet ou em um desmanche e levar a qualquer oficina para a troca desta peça.

Não podemos generalizar, pois há casos em que isso é feito e o sistema funciona normalmente, mas existe o risco de que esta tarefa seja feita e o resultado não seja satisfatório. É por isso que vamos comentar sobre este procedimento, para que tanto o cliente e o reparador saibam dos riscos que este procedimento pode ocasionar.

Para fazer uma avaliação se realmente o compressor está danificado no veículo, um profissional habilitado deve verificar o seu funcionamento com ferramentas apropriadas.

Este diagnóstico também não será descrito aqui, mas é muito importante tentar saber qual o motivo do dano do compressor, desgaste por alta quilometragem, travamento, elevado nível de ruído, falta de eficiência, etc., pois eventualmente a origem do problema não é o compressor. A quebra dele pode ser uma consequência de outros componentes danificados ou afetados. Caso a origem do problema não seja reparada, o “novo” compressor poderá quebrar também.

O histórico da manutenção do sistema de ar-condicionado pode ajudar no diagnóstico.

Geralmente quando o compressor apresenta danos internos, devido aos seus atritos internos, há geração de microlimalhas de metais como aço e alumínio, estas limalhas se misturam ao óleo e alteram sua “cor” e transparência.

A maioria dos compressores de ar-condicionado automotivo (linhas leve, pesada e agrícola) atuais trabalha com sistema de cárter aberto e boa parte do óleo fica “circulando” pelo sistema interno, pelas tubulações e mangueiras, condensador, evaporador, etc

Estes componentes ficam cheios de óleo contaminado com limalhas e estas limalhas devem ser eliminadas junto com o óleo contaminado do interior das peças

Esta operação de retirada do óleo contaminado com limalhas é conhecida como “Flush”. Este “Flush” é um procedimento que deve ser executado de forma correta. Ele é trabalhoso e não é barato, também não vamos detalhar o “Flush” aqui, mas ele deve ser feito

Alguns profissionais e clientes não têm ideia, mas atualmente a maioria dos condensadores automotivos (atuais) teve uma grande diminuição no perfil dos seus tubos (microcanais). Os tubos estão tão finos para a melhora de troca de calor que quase são “elementos filtrantes” de partículas sólidas, esses tubos entopem com muita facilidade e nem sempre é possível desentupi-los.É lógico que isso pode encarecer o orçamento, mas isso não é culpa do reparador, é uma tendência do mercado.

Junto com a troca do compressor o recomendado é orçar:

• Saber o que ocasionou a “quebra” do compressor e reparar a sua causa (isso pode afetar o orçamento, cuidado);

• Trocar o compressor por uma peça nova (com tipo, quantidade e viscosidade de óleo recomendado novo);

• Trocar o filtro secador;

• Trocar o condensador (tipo fluxo p Trocar o tubo de orifício calibrado e filtro acumulador (se for este o caso do sistema)

• Fazer um “Flush” nos componentes restantes (tubulações, mangueiras e evaporador e eventualmente a válvula de expansão, caso ela não seja substituída);

• Montar todo o sistema (limpo);

• Pressurizar todo o sistema montado em busca de possíveis vazamentos (verificar estanqueidade);

• Realizar o procedimento de vácuo (até retirar toda a umidade do sistema) com cerca de 500 micro Torricelli (vacuômetro), isto pode levar horas...


• Colocar o óleo recomendado pelo fabricante do sistema (tipo, quantidade e viscosidade, este óleo já pode estar dentro do compressor);

• Colocar o fluido refrigerante recomendado (tipo e quantidade);

• Realizar os teste de eficiência e verificações gerais e entregar o veículo.

Alguns clientes ou reparadores podem alegar que não fizeram alguns destes procedimentos e que o sistema funcionou bem e corretamente, parabéns, que ótimo! É claro que cada caso deve ser bem avaliado, mas seguindo estes passos, a probabilidade de sucesso é muito maior.
******A troca do compressor e a execução destes procedimentos citados anteriormente não excluem possíveis problemas em outros componentes do sistema de ar-condicionado.



Postado em: 11/03/2019 15:33

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